Trabalhista | 4 Pontos de Atenção na Implementação da Remuneração de Executivos

O sistema de remuneração variável para executivos consiste no pagamento de acordo com o desempenho individual de cada executivo, assim como da organização.

A remuneração diferenciada é incentivo para aqueles que ocupam posição estratégica na empresa e tem como objetivo o impacto direto nos resultados e na manutenção das práticas de governança corporativa.

A remuneração variável de executivos apresenta algumas vantagens como (i) maior alinhamento entre os interesses (executivos x acionistas e executivos x resultados da companhia); (ii) retenção de talentos; e (iii) manutenção da cultura organizacional.

Diante do perfil técnicos e da ampla experiência que possuem os executivos em suas áreas de atuação, oferecer um plano de benefícios atrativo se torna uma vantagem desde as fases iniciais do processo seletivo, assim como é uma excelente estratégia para retenção de talentos e preservando o capital intelectual e da estrutura da gestão.

Tratando-se de processo em que a implementação envolve várias áreas de uma empresa e demanda intenso planejamento, é preciso seguir roteiro bem estruturado para implementar a remuneração para executivos:

1. Compreensão das estratégias da empresa e de remuneração, de acordo com os objetivos da empresa. Ao compreender a estratégia da empresa é possível estabelecer as políticas salariais, de acordo com as necessidades organizacionais.

2. Planejamento. Estruturar um plano de remuneração e benefícios é a primeira etapa do processo. Nesse momento devem ser analisadas as condições de performance, prazos, formas de pagamento, entre outros critérios objetivos.

3. Alinhamento interno entre as áreas envolvidas. Diante do impacto do sistema de remuneração, importante que haja respaldo do plano de pagamento das áreas financeira (viabilidade do plano), RH e jurídico (avaliação acerca da legalidade do plano desenvolvido).

4. Regras claras e transparência. Os critérios, prazos e resultados devem ser claros. Ao fornecer informações atualizadas e objetivas intensificam-se as chances de alcance dos objetivos organizacionais.

A implementação de uma estratégia de remuneração para executivos requer um processo estruturado e cuidadoso. Ao alinhar a remuneração com a estratégia e considerar as tendências do mercado, os profissionais de remuneração podem projetar políticas remuneratórias eficazes que impulsionam o desempenho, a atração e retenção de talentos.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on linkedin

Assine nossa Newsletter:

* Campos obrigatórios